Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.


Pré-Requisitos

Cenários (CCESN090)


Acesso

Módulo: Entradas - Estoques

Grupo: Cadastros das Notas Fiscais de Entrada

Visão Geral

O objetivo deste programa é cadastrar as regras de entrada, para busca automática dos cenários, para a sugestão de dados na entrada de documentos pelo Portal Fiscal.

A definição da regra de entrada é feita em 3 etapas:
1) Cadastrar a combinação de chave de dados que fará a busca nos documentos de entrada para atribuir o cenário correto;
2) Definir a prioridade de leitura de cada combinação de chave de dados;
3) Definir os dados de busca dentro de cada combinação de chave de dados.

Pode-se cadastrar as regras de entrada de um determinado cenário utilizando um assistente, onde o sistema orienta através de um passo a passo as etapas do cadastro. Para isto, acesse o programa Cenários (CCESN090) e na coluna Ações selecione a opção Iniciar Assistente.


CampoDescrição (os campos assinalados com '*' são de preenchimento obrigatório)
Tipo

Selecionar o tipo de regra de entrada para consulta. As opções são:
- Cofins (Item);
- Conta Contábil (Item);
- Dados da Nota (Capa);
- Estoque (Item);
- ICMS (Item);
- IPI (Item);
- PIS (Item);
- Integração B2B.

- Quando selecionado o tipo Estoque (Item), disponível apenas o documento NFe no campo Documento;
- Quando selecionado o tipo ICMS (Item), disponível apenas o documento NFe e CTe no campo Documento;
- Quando selecionado o tipo IPI (Item), disponível apenas o documento NFe no campo Documento;
- Quando selecionado o tipo PIS (Item), disponível apenas o documento NFe e CTe no campo Documento;
- Quando selecionado o tipo COFINS (Item), disponível apenas o documento NFe e CTe no campo Documento;
- Quando selecionado o tipo Integração B2B (Item), disponível apenas o documento NFe no campo Documento;
- Desabilitado quando o cadastro é realizado a partir do assistente.

Documento

Selecionar o documento para consulta da regra de entrada. As opções são:
- CTe
- NFe
- NFSe

Situação

Selecionar a situação da chave de dados para consulta. As opções são:
- Todos: exibe no grid todas as chaves cadastradas independente da situação.
- Ativo: exibe no grid somente as chaves com situação ativo.

Colunas do GridDescrição
Ações

Apresenta as ações para o cadastro das regras de entrada.

Ao clicar na descrição da coluna serão apresentadas as opções:
- Aumentar Prioridade: aumenta um ponto a prioridade da chave. Após alterado, reordena o grid pela prioridade.
- Diminuir Prioridade: diminui um ponto a prioridade da chave. Após alterado, reordena o grid pela prioridade.
- Inativar Chave: exibe tela de confirmação para tornar inativo a chave selecionada no grid. Se usuário confirmar, altera a situação da chave para inativo.
- Ativar Chave: altera a situação da chave para ativo.

Prioridade

Exibe a prioridade da chave de dados.

Observação

Exibe a observação da chave de dados.

Chave 1 / 2 / 3 / 4 / 5

Exibem as chaves selecionadas no programa Regras de Entrada - Cadastro de Chave (CCESN230A).

Seq.

Exibe o código sequencial que identifica a chave.

Situação

Exibe a situação da chave. As opções podem ser:
- Ativo;
- Inativo.


BotãoDescrição
Consultar

Exibe os dados da consulta conforme filtros informados.

Limpar

Limpa os dados da tela para nova consulta.

Incluir Chave

Apresenta o programa Regras de Entrada - Cadastro de Chave (CCESN230A) para cadastro de nova chave.

Definir Dados

Apresenta o programa Regras de Entrada - Visualizar Dados (CCESN230F) para definição dos dados da chave selecionado no grid.

Desabilitado quando o cadastro é realizado a partir do assistente.

Os botões Anterior e Próximo são habilitados apenas quando se utiliza o cadastro da regra de entrada, através do assistente Cenários (CCESN090).

Anterior

Volta para a etapa anterior do assistente.

Próximo

Avança para a próxima etapa do assistente.

Processos Relacionados

Utilizar cenários nas regras de entrada do documento fiscal

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação do Consistem ERP Componentes.
A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.