A liga ou lingote, no processo de fundição, é a matéria-prima metálica ferrosa (ferro e carbono) e não-ferrosa (cobre, alumínio, zinco e magnésio), utilizada na produção de peças fundidas.
É a partir do lingote que se realizam os processos de conformação mecânica para a obtenção de chapas, placas, perfis, etc.
Os metais utilizados pela indústria raramente apresentam todas as características desejadas para uma aplicação específica.
Caso seja muito quebradiço, mole ou pouco resistente à oxidação, busca-se obter uma liga com outro elemento que resulte num material de maior resistência mecânica, duração ou outra qualidade desejável.
Por apresentarem propriedades e características físicas mais satisfatórias que as de seus componentes, as ligas metálicas têm importância primordial na indústria metalúrgica.
A preparação de algumas ligas metálicas consiste no próprio processo de obtenção do metal, já que alguns minérios já contêm os elementos necessários à liga que se deseja obter.
Um exemplo desse elemento é o bronze (liga de cobre e estanho), primeira liga utilizada pelo homem, há mais de cinco milênios.
Os homens primitivos fabricavam bronze pela simples fundição do minério de cobre, que já continha estanho.
Visão Geral
Conteúdo das Ferramentas