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Módulo - Compras e-Procurement
Este processo permite ao comprador realizar a compra de propostas de cotações aprovadas.
Funcionalidades:
- Realizar a compra das propostas de cotações aprovadas.
Para a correta execução deste processo as configurações a seguir são necessárias:
- Configuração de Compras - E-Procurement (CCESU000)
- Aba Compra (CCESU000TAB3)
- Aba Portal E-Procurement (CCESU000TAB5)
- Cadastro de Perfil do Comprador (CCESU015)
Fluxo Principal:
1) O comprador acessa ao programa Central de Compras (CCESU100). São exibidos os dados do perfil do comprador e selecionadas as etapas do processo de compra.
2) Na aba Central de Compras - Compras (CCESU100TAB1), o comprador verifica se há itens disponíveis na etapa "Cotações em Negociação". Se houver, clica na descrição da opção.
3) O programa Análise de Cotações (CCESU080) é apresentado com as cotações que estiverem com situação "Em negociação".
4) O comprador aciona o botão "Comprar".
5) O sistema exibe o programa Agrupamento de Itens para Compra (CCESU065) com os itens de pedido que serão gerados.
6) O comprador aciona o botão "Confirmar".
7) A tela Confirmação da Geração de Pedido de Compra (CCESU061) é exibida com as sequências de pedido que serão geradas.
8) O comprador seleciona as sequências de pedido que deseja gerar e aciona o botão "Confirmar".
9) O sistema valida se todas as informações foram preenchidas e gera o pedido de compra.
10) O sistema solicita liberação e bloqueia o pedido.
11) O sistema verifica se há fluxos de aprovação configurados para os centros de custos. Se houver, os fluxos serão aplicados.
12) O sistema verifica se o usuário do comprador também está relacionado a um dos perfis de aprovadores dos fluxos de aprovação do pedido. Se estiver, as pendências para os perfis de aprovadores do comprador são aprovadas.
13) O sistema verifica se existem, nos fluxos de aprovação, outros perfis de aprovadores com situação "Pendente".
em caso positivo - envia e-mail para notificar os aprovadores relacionados aos fluxos que estão com aprovação pendente para que seja providenciada a aprovação.
em caso negativo - altera a situação de bloqueio do pedido para "Liberado" e envia e-mail ao comprador para notificar a liberação do pedido.
14) O comprador encerra o programa Confirmação da Geração de Pedido de Compra (CCESU061) e retorna à tela Análise de Cotações (CCESU080).
15) O sistema exibe as cotações com situação "Em negociação".
16) O comprador seleciona as cotações e aciona o botão "Encerrar".
17) O sistema altera a situação das cotações para "Encerrada" e envia e-mail para notificar o encerramento da cotação aos fornecedores.
ATENÇÃO!
Este processo está abrigado na etapa "Comprar Propostas Aprovadas" do processo macro Processo - eProc - Emissão de Pedido de Compra a partir de Solicitação de Compra e Cotação, conforme imagem abaixo:
Módulo - Compras e-Procurement
Este processo permite ao comprador realizar a compra de propostas de cotações aprovadas.
Funcionalidades:
- Realizar a compra das propostas de cotações aprovadas.
Para a correta execução deste processo as configurações a seguir são necessárias:
- Configuração de Compras - E-Procurement (CCESU000)
- Aba Compra (CCESU000TAB3)
- Aba Portal E-Procurement (CCESU000TAB5)
- Cadastro de Perfil do Comprador (CCESU015)
Fluxo Principal:
1) O comprador acessa ao programa Central de Compras (CCESU100). São exibidos os dados do perfil do comprador e selecionadas as etapas do processo de compra.
2) Na aba Central de Compras - Compras (CCESU100TAB1), o comprador verifica se há itens disponíveis na etapa "Cotações em Negociação". Se houver, clica na descrição da opção.
3) O programa Análise de Cotações (CCESU080) é apresentado com as cotações que estiverem com situação "Em negociação".
4) O comprador aciona o botão "Comprar".
5) O sistema exibe o programa Agrupamento de Itens para Compra (CCESU065) com os itens de pedido que serão gerados.
6) O comprador aciona o botão "Confirmar".
7) A tela Confirmação da Geração de Pedido de Compra (CCESU061) é exibida com as sequências de pedido que serão geradas.
8) O comprador seleciona as sequências de pedido que deseja gerar e aciona o botão "Confirmar".
9) O sistema valida se todas as informações foram preenchidas e gera o pedido de compra.
10) O sistema solicita liberação e bloqueia o pedido.
11) O sistema verifica se há fluxos de aprovação configurados para os centros de custos. Se houver, os fluxos serão aplicados.
12) O sistema verifica se o usuário do comprador também está relacionado a um dos perfis de aprovadores dos fluxos de aprovação do pedido. Se estiver, as pendências para os perfis de aprovadores do comprador são aprovadas.
13) O sistema verifica se existem, nos fluxos de aprovação, outros perfis de aprovadores com situação "Pendente".
em caso positivo - envia e-mail para notificar os aprovadores relacionados aos fluxos que estão com aprovação pendente para que seja providenciada a aprovação.
em caso negativo - altera a situação de bloqueio do pedido para "Liberado" e envia e-mail ao comprador para notificar a liberação do pedido.
14) O comprador encerra o programa Confirmação da Geração de Pedido de Compra (CCESU061) e retorna à tela Análise de Cotações (CCESU080).
15) O sistema exibe as cotações com situação "Em negociação".
16) O comprador seleciona as cotações e aciona o botão "Encerrar".
17) O sistema altera a situação das cotações para "Encerrada" e envia e-mail para notificar o encerramento da cotação aos fornecedores.
ATENÇÃO!
Este processo está abrigado na etapa "Comprar Propostas Aprovadas" do processo macro Processo - eProc - Emissão de Pedido de Compra a partir de Solicitação de Compra e Cotação, conforme imagem abaixo: