Sistema/Gestão -
Módulo - Compras e-Procurement
Este processo permite ao comprador realizar a compra de itens que possuam cotações realizadas e que estejam no prazo de validade informado na proposta, ou contratos negociados diretamente com o fornecedor, que estejam ativos e no prazo de vigência.
Funcionalidades:
- Cadastrar pedido de compra com opções de compra.
Para a correta execução deste processo as configurações a seguir são necessárias:
- Configuração de Compras - E-Procurement (CCESU000)
- Aba Compra (CCESU000TAB3)
- Aba Portal E-Procurement (CCESU000TAB5)
Fluxo Principal:
1) O comprador acessa ao programa Central de Compras (CCESU100). São exibidos os dados do perfil do comprador e selecionadas as etapas do processo de compra.
2) Na aba Central de Compras - Compras (CCESU100TAB1), o comprador verifica se há itens disponíveis na etapa "Itens de Solicitação Liberados". Se houver, clica na descrição da opção.
3) O programa Análise de Aquisição de Solicitações (CCESU060) é apresentado com os itens de solicitação relacionados às famílias de produto configuradas para o perfil do comprador.
4) O comprador define a forma de seleção dos itens para compra: automática ou manual:
automática - o sistema verifica se a opção "Sugerir Melhor Opção de Compra ao Marcar" está marcada. Se estiver, sugere a melhor opção para cada item da solicitação
manual - o comprador seleciona manualmente os itens de solicitação que deseja comprar
5) O comprador aciona o botão "Comprar" da tela Análise de Aquisição de Solicitações (CCESU060).
6) É apresentado o programa Agrupamento de Itens para Compra (CCESU065) com o resumo dos itens de pedido para geração, de acordo com a opção de agrupamento.
7) O comprador aciona o botão "Confirmar" desta tela.
8) O programa Confirmação da Geração de Pedido de Compra (CCESU061) é exibido com as sequências que serão geradas para o pedido de compra.
9) O comprador complementa os dados de compra acionando o botão "Manutenção" da tela. O programa Manutenção da Geração de Pedido de Compra (CCESU062) é exibido.
10) O comprador acessa a aba Aba Dados Gerais (CCESU062TAB1) e informa os dados complementares.
11) Na aba Aba Produtos (CCESU062TAB2) o comprador visualiza os itens da solicitação para compor o pedido que será gerado.
12) O comprador retorna ao programa Confirmação da Geração de Pedido de Compra (CCESU061), seleciona as sequências dos itens e aciona o botão "Confirmar".
13) O sistema valida as informações e gera o pedido de compra.
14) O sistema solicita liberação do pedido gerado. A situação de bloqueio do pedido é alterada para "Bloqueado".
15) O sistema verifica se há fluxo de aprovação configurado para o centro de custos informado no item do pedido. Se houver, verifica se o usuário também está relacionado a um dos perfis de aprovadores dos fluxos de aprovação do pedido. Se estiver, as pendências para os perfis de aprovadores do comprador são aprovadas.
16) O sistema verifica se existem, nos fluxos de aprovação do pedido, outros perfis de aprovadores com situação "Pendente".
em caso positivo - envia e-mail para notificar os aprovadores relacionados aos fluxos que estão com aprovação pendente para que seja providenciada a aprovação.
em caso negativo - altera a situação de bloqueio do pedido para "Liberado" e envia e-mail ao comprador para notificar a liberação.
ATENÇÃO!
Este processo está abrigado na etapa "Comprar Itens Solicitados" do processo macro Processo - eProc - Emissão de Pedido de Compra a partir de Solicitação de Compra e Contrato, conforme imagem abaixo:
Também está abrigado na etapa "Comprar Itens Solicitados" do processo macro Processo - eProc - Emissão de Pedido de Compra a partir de Solicitação de Orçamento e Cotação, conforme imagem abaixo:
Módulo - Compras e-Procurement
Este processo permite ao comprador realizar a compra de itens que possuam cotações realizadas e que estejam no prazo de validade informado na proposta, ou contratos negociados diretamente com o fornecedor, que estejam ativos e no prazo de vigência.
Funcionalidades:
- Cadastrar pedido de compra com opções de compra.
Para a correta execução deste processo as configurações a seguir são necessárias:
- Configuração de Compras - E-Procurement (CCESU000)
- Aba Compra (CCESU000TAB3)
- Aba Portal E-Procurement (CCESU000TAB5)
Fluxo Principal:
1) O comprador acessa ao programa Central de Compras (CCESU100). São exibidos os dados do perfil do comprador e selecionadas as etapas do processo de compra.
2) Na aba Central de Compras - Compras (CCESU100TAB1), o comprador verifica se há itens disponíveis na etapa "Itens de Solicitação Liberados". Se houver, clica na descrição da opção.
3) O programa Análise de Aquisição de Solicitações (CCESU060) é apresentado com os itens de solicitação relacionados às famílias de produto configuradas para o perfil do comprador.
4) O comprador define a forma de seleção dos itens para compra: automática ou manual:
automática - o sistema verifica se a opção "Sugerir Melhor Opção de Compra ao Marcar" está marcada. Se estiver, sugere a melhor opção para cada item da solicitação
manual - o comprador seleciona manualmente os itens de solicitação que deseja comprar
5) O comprador aciona o botão "Comprar" da tela Análise de Aquisição de Solicitações (CCESU060).
6) É apresentado o programa Agrupamento de Itens para Compra (CCESU065) com o resumo dos itens de pedido para geração, de acordo com a opção de agrupamento.
7) O comprador aciona o botão "Confirmar" desta tela.
8) O programa Confirmação da Geração de Pedido de Compra (CCESU061) é exibido com as sequências que serão geradas para o pedido de compra.
9) O comprador complementa os dados de compra acionando o botão "Manutenção" da tela. O programa Manutenção da Geração de Pedido de Compra (CCESU062) é exibido.
10) O comprador acessa a aba Aba Dados Gerais (CCESU062TAB1) e informa os dados complementares.
11) Na aba Aba Produtos (CCESU062TAB2) o comprador visualiza os itens da solicitação para compor o pedido que será gerado.
12) O comprador retorna ao programa Confirmação da Geração de Pedido de Compra (CCESU061), seleciona as sequências dos itens e aciona o botão "Confirmar".
13) O sistema valida as informações e gera o pedido de compra.
14) O sistema solicita liberação do pedido gerado. A situação de bloqueio do pedido é alterada para "Bloqueado".
15) O sistema verifica se há fluxo de aprovação configurado para o centro de custos informado no item do pedido. Se houver, verifica se o usuário também está relacionado a um dos perfis de aprovadores dos fluxos de aprovação do pedido. Se estiver, as pendências para os perfis de aprovadores do comprador são aprovadas.
16) O sistema verifica se existem, nos fluxos de aprovação do pedido, outros perfis de aprovadores com situação "Pendente".
em caso positivo - envia e-mail para notificar os aprovadores relacionados aos fluxos que estão com aprovação pendente para que seja providenciada a aprovação.
em caso negativo - altera a situação de bloqueio do pedido para "Liberado" e envia e-mail ao comprador para notificar a liberação.
ATENÇÃO!
Este processo está abrigado na etapa "Comprar Itens Solicitados" do processo macro Processo - eProc - Emissão de Pedido de Compra a partir de Solicitação de Compra e Contrato, conforme imagem abaixo:
Também está abrigado na etapa "Comprar Itens Solicitados" do processo macro Processo - eProc - Emissão de Pedido de Compra a partir de Solicitação de Orçamento e Cotação, conforme imagem abaixo: