A Serasa Experian é uma empresa brasileira de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios. Faz parte do grupo Experian.
A Serasa Experian atua por meio de acordos com empresas de informações de todos os continentes.
A Serasa foi criada em 1968, por iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), como ação cooperada entre bancos, para padronizar relatórios e formulários, criando uma ficha cadastral única, permitindo assim rapidez nas decisões bancárias e controle do sistema financeiro. A ficha unificada representou redução de custos administrativos para os bancos associados e, em consequência, para os seus correntistas.
O nome da empresa na época da fundação era Serasa, um acrônimo para Serviços de Assessoria S/A e que posteriormente teve seu significado modificado para Centralização dos Serviços Bancários.
Na década de 1990, passou a fornecer informações e análise de balanços para todos os segmentos da economia e para empresas de todos os portes. A ampliação resultou em redução do preço dos serviços, o que permitiu que pequenas e médias empresas tivessem acesso aos dados, antes restritos às grandes corporações e aos bancos.
Em 2007, o grupo irlandês Experian comprou o controle da Serasa, que passou a chamar-se Serasa Experian.
Hoje a Serasa facilita 2,5 milhões de transações por dia. O Banco do Brasil faz cerca de 40 milhões de consultas por mês, segundo Hugo Dantas, especialista em automação bancária.
A Serasa Experian atua por meio de acordos com empresas de informações de todos os continentes.
A Serasa foi criada em 1968, por iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), como ação cooperada entre bancos, para padronizar relatórios e formulários, criando uma ficha cadastral única, permitindo assim rapidez nas decisões bancárias e controle do sistema financeiro. A ficha unificada representou redução de custos administrativos para os bancos associados e, em consequência, para os seus correntistas.
O nome da empresa na época da fundação era Serasa, um acrônimo para Serviços de Assessoria S/A e que posteriormente teve seu significado modificado para Centralização dos Serviços Bancários.
Na década de 1990, passou a fornecer informações e análise de balanços para todos os segmentos da economia e para empresas de todos os portes. A ampliação resultou em redução do preço dos serviços, o que permitiu que pequenas e médias empresas tivessem acesso aos dados, antes restritos às grandes corporações e aos bancos.
Em 2007, o grupo irlandês Experian comprou o controle da Serasa, que passou a chamar-se Serasa Experian.
Hoje a Serasa facilita 2,5 milhões de transações por dia. O Banco do Brasil faz cerca de 40 milhões de consultas por mês, segundo Hugo Dantas, especialista em automação bancária.