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Sistema RH

Módulo Folha de Pagamento

Grupo eSocial



Ao entrar no Monitor de Eventos do eSocial (CCRHOA110) serão apresentados os eventos que estão pendentes de envio.

Nas principais colunas são exibidos:

Seq. Evento: o número sequencial gerado automaticamente, pelo sistema, para o evento.

Tipo de Evento: o tipo do evento que foi gerado. Na carga inicial da 2ª fase, foram gerados os eventos: S-2200 - Admissão de Trabalhador, S-2300 - Trabalhador Sem Vinculo - Início.

Descrição Registro: descrição utilizada para o evento gerado. No caso dos eventos S-2200 e S-2300, será o nome completo do colaborador e em parenteses estará o código da empresa/código do colaborador do sistema.

Competência: informação da competência em que o evento foi gerado. Como a carga inicial foi realizada em 10/10/2018, a competência destes eventos será 10/2018.

Operação: esta coluna é utilizada somente para eventos de tabelas, com as informações "Inserção" ou "Alteração". Para eventos não periódicos e periódicos não haverá informação.

Retificação: as opções apresentadas serão "Sim" ou "Não". Se a opção for "Sim", será apresentada, entre parenteses, a sequência do evento que será retificado.

Status: apresenta o status do evento no momento da consulta. Os status existentes para o eSocial:

  • Envio Pendente: o evento deverá ser enviado para o eSocial pelo botão "Enviar Agora".
  • Enviado para eSocial: o evento foi enviado para o eSocial e está aguardando retorno. Pode ser utilizado o botão "Consultar Retorno" para receber a resposta do eSocial.
  • Rejeição de Conteúdo: a informação enviada para o eSocial está inválida ou incorreta. Deve ser verificado a mensagem e corrigido as informações no sistema.
  • Rejeição de Estrutura: quando o xml enviado não atende o layout do eSocial. Quando ocorrer isso, deverá ser repassado para a Consistem através de chamado do tipo Erro.
  • Validado pelo eSocial: o evento foi validado no eSocial.
  • Cancelado no Sistema: o evento foi cancelado no sistema.
  • Excluído no eSocial: o evento foi excluído na base do eSocial.

O fluxo de comunicação normal com o eSocial é:

  1. Envio Pendente.
  2. Enviado para eSocial.
  3. Validado pelo eSocial.

Importante

Quando o evento estiver com o status "Enviado para eSocial", serão bloqueadas as alterações no sistema referente a este evento.

Por exemplo, existe um evento no monitor e a data término do afastamento está com o status "Enviado para eSocial" para o colaborador X, mas, preciso cadastrar outro afastamento em outra data, o sistema irá bloquear e emitir a mensagem "Funcionário X possui afastamento 1 com status Enviado para eSocial no Monitor de Eventos. Verifique!".

Neste caso, será necessário consultar o retorno deste evento pendente no monitor, para que seja possível cadastrar um novo afastamento.


Além da comunicação normal, existem outros fluxos possíveis:

  • De "Envio Pendente", o status pode mudar para "Enviado para eSocial", "Rejeição de Estrutura" ou "Cancelado no Sistema".
  • De "Enviado para eSocial", o status pode mudar para "Rejeição de Estrutura", "Rejeição de Conteúdo" ou "Validado pelo eSocial".
  • De "Rejeição de Estrutura" e "Rejeição de Conteúdo", o status pode mudar para "Enviado para eSocial" ou "Cancelado no Sistema".
  • De "Validado pelo eSocial", o status pode mudar para "Excluído no eSocial".



  • Sem rótulos