Pré-requisito
Configuração da Comissão de Representante (CCCM000)
Consulta de Pendências por Representante (CCCM655)
Cadastro de Fornecedor (CCFFB005)
Cadastro de Representante (CCCD110)
Visão Geral
Este processo detalha a integração do sistema de Entradas, módulo Estoque - Notas Fiscais de Entrada, com o módulo de Comissões para efetuar o lançamento de NFS-e referente ao pagamento de comissões para os representantes, verificando o valor da comissão e valor da IRRF para os documentos lançados.
Sistemas Integrados
Sistema: Comercial, Entradas, Financeiro e Contábil/Fiscal
Módulo: Estoque - Notas Fiscais de Entrada
Fluxo do Processo
Para iniciar o processo é necessário verificar a comissão fechada do representante acessando o programa Configuração da Comissão de Representante (CCCM000);
Verificar se o campo Bloqueia Pagamento Repres. com Pendências está selecionado com a opção Sim;
Estando com esta opção selecionada, no módulo de Comissões é gerada uma pendência de pagamento que pode ser consultada no programa Consulta de Pendências por Representante (CCCM655) é verificado se o representante possui o tipo de pendência como 1-Nota Fiscal Serviço Pendente.
Para que a pendência seja baixada deve ser realizado o lançamento da NFe no programa Nota Fiscal de Entrada (CCESN110) verificando a data de crédito e o código do fornecedor cuja relação com o representante é feita por meio dos programas Cadastro de Fornecedor (CCFFB005) e Cadastro de Representante (CCCD110).
Importante: deve-se manter somente um cadastro de representante com o mesmo CNPJ ou CPF ativo.
A data de crédito é verificada no campo Data Constituição do Crédito (Retenções), na aba Dados Gerais, do programa Nota Fiscal de Entrada (CCESN110).
Importante: o campo Data Constituição do Crédito (Retenções) deve ser informado com a data do fechamento da comissão referente a nota que está sendo feito o lançamento. O sistema irá utilizar esta data para localizar o período fechado no módulo de Comissões e confrontar os valores da comissão e IRRF. Também é nesta data que será a data base para a retenção dos tributos para o REINF, quando utilizado tributos com fato gerador Constituição do Crédito.
Ao lançar a nota de entrada, o sistema automaticamente fará a baixa da pendência do representante referente ao período de fechamento e irá registrar a nota. Este mesmo processo antes era feito de forma manual pelo programa Cadastro da Nota Fiscal de Serviço do Representante (CCCM035).