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Secção

Visão geral

Integração com sistema de loja Almode. Conceito para essa integração com o ConsistemEsse sistema se refere a gestão da frente de caixa com o intuito de controlar as vendas e recebimentos juntamente com a integração no Consistem ERP.


Coluna
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Requisitos

Consistem ERPAlmode
Versão

Compatibilidade: 7.1.6.

13 ou superior

ou superiores do Consistem ERP.

Integração disponível somente para o ramo de Confecção.

Versão depende do ramo da empresa?

Módulos Comercial, Financeiro, Estoque e Itens.

Quais os módulos necessários para utilização dessa integração?

 

Aquisição de licença

Orientamos o acompanhamento da nossa equipe de consultores.

Aquisição
do plano com integração. Existe algum plano específico que deverá assinar?
de licença e implantação deve ser verificada com a empresa fornecedora de acordo com a quantidade de PDV.
Saiba mais

Parametrizações

Sistema Almode – sistema de PDV

  1. Acesse o Almode com os dados de login;
  2. Realize o cadastro dos usuários e as respectivas liberações para o produto, estoque e vendas;
  3. Para as vendas cadastre a série fiscal por PDV.

Sistema Consistem ERP

  1. Acesse o programa Integração (CSINTEGRACAO010) e no grid selecione a Integração API Almode;
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  2. Acione o Editar para executar o Cadastro de Integração (CSINTEGRACAO010A) permitindo realizar a parametrização e ativação da integração.
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  3. Na Aba Dados Gerais (CSINTEGRACAO010ATAB1) inicia-se a configuração e habilita-se a integração.
    Importante: se atentar ao campo Situação, pois se permanecer como Inativo não irá funcionar a integração.
    1. No botão Específico é exibido o programa Configuração Integração Almode (CCPV111) para configuração geral da integração.
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      Importante: o preenchimento dos campos Portador e Tipo de Cobrança se referem aos cadastros padrões para quando for feita a importação das vendas no Almode.
      Essa importação é uma nota fiscal gerada no Consistem ERP e os títulos são gerados com esses portadores e tipo de cobrança, para os casos que não tenha sido especificado algum especificado algum portador ou tipo de cobrança específicos para um tipo de venda. 

      Importante: o preenchimento do campo Ramo de Atividade serve para quando houver um novo cliente com identificação de CPF ou CNPJ no Consistem ERP para gerar um cadastro automático de acordo com o preenchimento deste campo.
      1. No botão Série Fiscal é executado o programa Configuração por Série Fiscal Integração Almode (CCPV111B) para realizar a configuração por série fiscal para a integração com integração com Almode.
        Importante: essa série fiscal é disponibilizada pelo Almode, sendo necessário realizar esse cadastro aqui no Consistem ERPconfigurar o tipo de nota do Consistem ERP com a série fiscal do Almode.

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      2. No botão Tipo Venda é exibido o programa Configuração por Tipo de Venda Integração Almode (CCPV111A) permitindo realizar a configuração por configuração por tipo de venda para a integração com Almode.   O cadastro ocorre no programa programa Cadastro de Tipo de Venda Almode (CCPV112).
        Importante: não é obrigatório o preenchimento desse programa Configuração por Tipo de Venda Integração Almode (CCPV111A), pois os campos Portador e Tipo de Cobrança já se encontram preenchidos como cadastros padrões no programa anterior.
        Este programa d
        everá ser preenchido caso a empresa queira ter salvo um outro portador e tipo de cobrança para casos específicos. Caso o tipo de venda esteja configurado juntamente com o tipo de baixa, no momento do pagamento da venda o sistema irá baixar automaticamente com os dados configurados aqui.

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  4. Retornando para o programa Cadastro de Integração (CSINTEGRACAO010A) temos a Aba Endpoints (CSINTEGRACAO010ATAB2) que estão disponíveis os endpoints vinculados à

    integração do

    integração do Almode. Aqui é possível habilitar e desabilitar os endpoints da integração conforme necessidade e, ainda, verificar e detalhar os possíveis erros caso hajam. 

    MétodoEndpointDescrição
Rotina/Classe
Fluxo de integração
GET/api/public/clientesImportar Cliente Almode
CCPVRG021C
Almode > Consistem
GET/api/public/produtosConsultar Produto Almode
CCPVRG021A
Almode > Consistem
GET/api/public/recebiveisRecebíveis Venda Almode
CCPVRG021C
Almode > Consistem
GET/api/public/ticketsProcessar Ticket Almode
CCPVRG021B
Almode > Consistem
GET/api/public/vendasImportar Notas Fiscais Período Almode
CCPVRG021C
Almode > Consistem
GET/api/public/vendasImportar Nota Fiscal Almode
CCPVRG021C
Almode > Consistem
PATCH/api/public/depositos/{operacao}Atualizar Estoque Almode
CCESARG006
Consistem > Almode
POST/api/public/produtosCriar Produto
AlmodeCCPVRG021A
AlmodeConsistem > Almode
POST/api/public/tabela-de-preco/atualizarAtualizar Tabela de Preço AlmodeConsistem > Almode
POSTapi/public/produtos/{codProduto}/variantesAdicionar Variantes Produto Almode
CCPVRG021A
Consistem > Almode
PUT/api/public/produtosAtualizar Produto Almode
CCPVRG021A
Consistem > Almode
  • Já a Aba Integração Manual (CSINTEGRACAO010ATAB3) poderá ser utilizada caso o usuário queira realizar a geração de uma requisição manual para integração com o sistema terceiro, ou  ou até mesmo para correção de um possível erro. Existem dados predeterminados facilitando a seleção.
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      1. Selecione no campo Dados a opção Enviar Tabela de Preço do Produto e preencha no grid a coluna Valor com o código da empresa, a tabela de preço e o produto.
      2. Clique no botão Confirmar para realizar a importação desses dados ao sistema do Almode. 

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    1. Agora sim, na Aba Carga Dados (CSINTEGRACAO010ATAB4) é possível a geração de carga de dados inicial para todo o sistema integrado, agilizando assim o assim o processo de integração com o Almode.
      1. Clique na linha do grid 1 referente Enviar Carga de Produtos por Tabela de Preço e preencha no grid 2 a coluna Valor com o código da empresa e a tabela de preço.
      2. Clique no botão Confirmar para realizar a importação desses dados ao sistema do Almode. Com isso a coluna Status do grid 1 permanecerá atualizando de acordo com o andamento do processo.

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    2. Retorne ao programa Integração (CSINTEGRACAO010) e no grid selecione a Integração API Almode.
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      1. Clique em Ações e em Log de Integração para executar o programa Consulta Logs de Integração (CSINTEGRACAO100) permitindo identificar e detalhar as requisições com ou sem erros e reexecutar as requisições.
    3. Acesse o programa Consulta de Tickets Integração Almode (CCPV611) para consultar os tickets gerados que ainda não foram processados ou que ocorreram algum erro.
    4. Retorne ao programa Integração (CSINTEGRACAO010) e no grid selecione a Integração API Almode;
      1. Clique em Ações e em Agendamentos de Tarefas para executar o programa Agendamento de Tarefas (CSTASK015);
          Cadastre um novo agendamento
          1. Clique no botão Novo para executar o programa Cadastro de Agendamento de Tarefas (CSTASK010) permitindo cadastrar novos agendamentos para a integração com
          o Almode
          1. o Almode tanto para
          consumir
          1. importar ou enviar dados.
            1. Na Aba Parâmetros Personalizados (CSTASK010TAB2) devem ser configurados os dados no grid para a Tarefa Sincronização Integração Almode - Sistema de Loja e Importação Vendas Almode - Sistema de Loja. Lembrando que para cada Tarefa deverá ser um agendamento.
      2. Pronto, configuração realizada com sucesso!
      3. Para o relacionamento de produtos acesse o programa Importação e Manutenção do Código de Automação do Produto (CCCGI910). Neste programa o sistema lê os produtos na Bling e apresenta o relacionamento com os produtos no Consistem ERP.
        1. Selecione os produtos desejados, acione o Ações e selecione a opção Atualizar Produto Integração Selecionado, para atualização na Bling.

      Testando em 3,2,1

      Visando evitar complicações futuras, orientamos realizar o teste inicial de um item para analisar se ocorre alguma situação específica na importação para a configuração feita anteriormente.

      1. Acesse a Aba Integração Manual (CSINTEGRACAO010ATAB3) e selecione no campo Dados a opção Enviar Tabela de Preço do Produto;
      2. Preencha no grid a coluna Valor com o código da empresa, a tabela de preço e o produto;
      3. Clique no botão Confirmar para realizar a importação desses dados ao sistema do Almode, gerando assim tickets;
        Importante: caso algum ticket não tenha sido processado ou que ocorreu algum erro poderão ser visualizados no programa Consulta de Tickets Integração Almode (CCPV611).
        N
        esse programa poderá ser visualizado o detalhamento da situação em específico para realizar a devida correção.
        Feita a correção poderá ser acionado o botão Reenviar para reenviar o ticket. Caso seja processado corretamente desaparecerá deste grid.
      4. Acesse o sistema Almode e verifique se os dados importados estão sendo exibidos lá;
      5. Realize uma venda de teste pelo sistema Almode e verifique se a nota fiscal entrou no Consistem ERP;
      6. Valide se o Sped das notas estão de acordo;
        Importante: caso seja necessário cancelar uma nota, realize o cancelamento no sistema do Almode e importe para o Consistem ERP.
      7. Caso o processo esteja de acordo com esse item de teste, poderá realizar a importação total dos dados através da Aba Carga Dados (CSINTEGRACAO010ATAB4)No programa Monitor de Pedidos de Integração (CCPV990) é possível consultar os pedidos e os detalhamentos.Caso tenha algum pedido que não foi integrado, selecione o pedido, clique em Ações e em Importar Pedido Selecionado. Se apresentar algum erro o sistema irá detalhar o motivo para que seja corrigido.

      Fluxo do processo

      UI Steps
      sizesmall
      UI Step

      O pedido A venda é gerado gerada pelo cliente na no sistema de loja do Marketplace que envia ao sistema Almode - PDV.

      UI Step

      Ao receber o pedido, o sistema Almode - PDV dispara a integração com o Consistem ERP.

       

      UI Step

      O pedido é gerado no Consistem ERP de acordo com as parametrizações, efetua a geração da sugestão de faturamento, verifica a necessidade de reserva no estoque, atualiza os produtos e os dados da engenharia.
      Caso o cliente do pedido não exista na base de dados do ERP o mesmo é criado de forma automática.

      UI Step

      Se a condição de pagamento escolhida for boleto o pedido entra no Consistem ERP com a situação Bloqueado.
      Após a efetivação do pagamento do pedido o sistema atualiza a situação para Liberado/Sugerido.
      Caso o pedido seja alterado para Cancelado ou Faturado no Consistem ERP a integração atualiza a situação do pedido no Sistema de Gestão Bling. 

      consulta as vendas que precisam ser importadas através da task agendada no programa Agendamento de Tarefas (CSTASK015) e realiza a importação das vendas ocorridas.

      UI Step

      A venda entra como nota fiscal no Consistem ERP e os títulos são gerados com base no pagamento realizado.

      Caso o tipo de baixa esteja configurado no Consistem ERP através do programa Configuração por Tipo de Venda Integração Almode (CCPV111A), o título já é gerado como Baixado.

      Caso contrário deverá ser feita a baixa manual seguindo o processo de cada empresa

      UI Step

      Quando o pedido é faturado no Consistem ERP o sistema envia a nota para o sistema Almode.