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Secção

Visão geral

Esse sistema se refere a gestão da frente de caixa com o intuito de controlar as vendas e recebimentos juntamente com a integração no Consistem ERP.


Coluna
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Requisitos

Consistem ERPAlmode

Compatibilidade: 7.1.6. ou superiores do Consistem ERP.

Integração disponível somente para o ramo de Confecção.

Módulos Comercial, Financeiro, Estoque e Itens. 

Aquisição de licença

Orientamos o acompanhamento da nossa equipe de consultores.

Aquisição do plano de acordo com a quantidade de PDV.
Saiba mais

Parametrizações

Sistema Almode – sistema de PDV

  1. Acesse o Almode com os dados de login;
  2. Realize o cadastro dos usuários e as respectivas liberações para o produto, estoque e vendas;
  3. Para as vendas cadastre a série fiscal por PDV.

Sistema Consistem ERP

  1. Acesse o programa Integração (CSINTEGRACAO010) e no grid selecione a Integração API Almode;



  2. Acione o Editar para executar o Cadastro de Integração (CSINTEGRACAO010A) permitindo realizar a parametrização e ativação da integração.



  3. Na Aba Dados Gerais (CSINTEGRACAO010ATAB1) inicia-se a configuração e habilita-se a integração.
    Importante: se atentar ao campo Situação, pois se permanecer como Inativo não irá funcionar a integração.
    1. No botão Específico é exibido o programa Configuração Integração Almode (CCPV111) para configuração geral da integração.



      Importante: o preenchimento dos campos Portador e Tipo de Cobrança se referem aos cadastros padrões para quando for feita a importação das vendas no Almode. Essa importação é uma nota fiscal gerada no Consistem ERP e os títulos são gerados com esses portadores e tipo de cobrança, para os casos que não tenha sido especificado algum portador ou tipo de cobrança específicos para um tipo de venda. 
      Importante: o preenchimento do campo Ramo de Atividade serve para quando houver um novo cliente com identificação de CPF ou CNPJ no Consistem ERP para gerar um cadastro automático de acordo com o preenchimento deste campo.
      1. No botão Série Fiscal é executado o programa Configuração por Série Fiscal Integração Almode (CCPV111B) para realizar a configuração por série fiscal para a integração com Almode.
        Importante: essa série fiscal é disponibilizada pelo Almode, sendo necessário configurar o tipo de nota do Consistem ERP com a série fiscal do Almode.


         
      2. No botão Tipo Venda é exibido o programa Configuração por Tipo de Venda Integração Almode (CCPV111A) permitindo realizar a configuração por tipo de venda para a integração com Almode. O cadastro ocorre no programa Cadastro de Tipo de Venda Almode (CCPV112).
        Importante: não é obrigatório o preenchimento desse programa Configuração por Tipo de Venda Integração Almode (CCPV111A), pois os campos Portador e Tipo de Cobrança já se encontram preenchidos como cadastros padrões no programa anterior.
        Este programa d
        everá ser preenchido caso a empresa queira ter salvo um outro portador e tipo de cobrança para casos específicos. Caso o tipo de venda esteja configurado juntamente com o tipo de baixa, no momento do pagamento da venda o sistema irá baixar automaticamente com os dados configurados aqui.



  4. Retornando para o programa Cadastro de Integração (CSINTEGRACAO010A) temos a Aba Endpoints (CSINTEGRACAO010ATAB2) que estão disponíveis os endpoints vinculados à integração do Almode. Aqui é possível habilitar e desabilitar os endpoints da integração conforme necessidade e, ainda, verificar e detalhar os possíveis erros caso hajam. 

    MétodoEndpointDescriçãoFluxo de integração
    GET/api/public/clientesImportar Cliente AlmodeAlmode > Consistem
    GET/api/public/produtosConsultar Produto AlmodeAlmode > Consistem
    GET/api/public/recebiveisRecebíveis Venda AlmodeAlmode > Consistem
    GET/api/public/ticketsProcessar Ticket AlmodeAlmode > Consistem
    GET/api/public/vendasImportar Notas Fiscais Período AlmodeAlmode > Consistem
    GET/api/public/vendasImportar Nota Fiscal AlmodeAlmode > Consistem
    PATCH/api/public/depositos/{operacao}Atualizar Estoque AlmodeConsistem > Almode
    POST/api/public/produtosCriar Produto AlmodeConsistem > Almode
    POST/api/public/tabela-de-preco/atualizarAtualizar Tabela de Preço AlmodeConsistem > Almode
    POSTapi/public/produtos/{codProduto}/variantesAdicionar Variantes Produto AlmodeConsistem > Almode
    PUT/api/public/produtosAtualizar Produto AlmodeConsistem > Almode
  5. Já a Aba Integração Manual (CSINTEGRACAO010ATAB3) poderá ser utilizada caso o usuário queira realizar a geração de uma requisição manual para integração com o sistema terceiro, ou até mesmo para correção de um possível erro. Existem dados predeterminados facilitando a seleção.
    1. Selecione no campo Dados a opção Enviar Tabela de Preço do Produto e preencha no grid a coluna Valor com o código da empresa, a tabela de preço e o produto.
    2. Clique no botão Confirmar para realizar a importação desses dados ao sistema do Almode. 



  6. Agora sim, na Aba Carga Dados (CSINTEGRACAO010ATAB4) é possível a geração de carga de dados inicial para todo o sistema integrado, agilizando assim o processo de integração com o Almode.
    1. Clique na linha do grid 1 referente Enviar Carga de Produtos por Tabela de Preço e preencha no grid 2 a coluna Valor com o código da empresa e a tabela de preço.
    2. Clique no botão Confirmar para realizar a importação desses dados ao sistema do Almode. Com isso a coluna Status do grid 1 permanecerá atualizando de acordo com o andamento do processo.



  7. Retorne ao programa Integração (CSINTEGRACAO010) e no grid selecione a Integração API Almode;
    1. Clique em Ações e em Log de Integração para executar o programa Consulta Logs de Integração (CSINTEGRACAO100) permitindo identificar e detalhar as requisições com ou sem erros e reexecutar as requisições.
  8. Acesse o programa Consulta de Tickets Integração Almode (CCPV611) para consultar os tickets gerados que ainda não foram processados ou que ocorreram algum erro.
  9. Retorne ao programa Integração (CSINTEGRACAO010) e no grid selecione a Integração API Almode;
    1. Clique em Ações e em Agendamentos de Tarefas para executar o programa Agendamento de Tarefas (CSTASK015);
      1. Clique no botão Novo para executar o programa Cadastro de Agendamento de Tarefas (CSTASK010) permitindo cadastrar novos agendamentos para a integração com o Almode tanto para importar ou enviar dados.
        1. Na Aba Parâmetros Personalizados (CSTASK010TAB2) devem ser configurados os dados no grid para a Tarefa Sincronização Integração Almode - Sistema de Loja e Importação Vendas Almode - Sistema de Loja. Lembrando que para cada Tarefa deverá ser um agendamento.
  10. Pronto, configuração realizada com sucesso!

Testando em 3,2,1

Visando evitar complicações futuras, orientamos realizar o teste inicial de um item para analisar se ocorre alguma situação específica na importação para a configuração feita anteriormente.

  1. Acesse a Aba Integração Manual (CSINTEGRACAO010ATAB3) e selecione no campo Dados a opção Enviar Tabela de Preço do Produto;
  2. Preencha no grid a coluna Valor com o código da empresa, a tabela de preço e o produto;
  3. Clique no botão Confirmar para realizar a importação desses dados ao sistema do Almode, gerando assim tickets;
    Importante: caso algum ticket não tenha sido processado ou que ocorreu algum erro poderão ser visualizados no programa Consulta de Tickets Integração Almode (CCPV611). N
    esse programa poderá ser visualizado o detalhamento da situação em específico para realizar a devida correção.
    Feita a correção poderá ser acionado o botão Reenviar para reenviar o ticket. Caso seja processado corretamente desaparecerá deste grid.
  4. Acesse o sistema Almode e verifique se os dados importados estão sendo exibidos lá;
  5. Realize uma venda de teste pelo sistema Almode e verifique se a nota fiscal entrou no Consistem ERP;
  6. Valide se o Sped das notas estão de acordo;
    Importante: caso seja necessário cancelar uma nota, realize o cancelamento no sistema do Almode e importe para o Consistem ERP.
  7. Caso o processo esteja de acordo com esse item de teste, poderá realizar a importação total dos dados através da Aba Carga Dados (CSINTEGRACAO010ATAB4).

Fluxo do processo

UI Steps
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UI Step

A venda é gerada pelo cliente no sistema de loja do Almode - PDV. 

UI Step

O Consistem ERP consulta as vendas que precisam ser importadas através da task agendada no programa Agendamento de Tarefas (CSTASK015) e realiza a importação das vendas ocorridas.

UI Step

A venda entra como nota fiscal no Consistem ERP e os títulos são gerados com base no pagamento realizado.

Caso o tipo de baixa esteja configurado no Consistem ERP através do programa Configuração por Tipo de Venda Integração Almode (CCPV111A), o título já é gerado como Baixado.

Caso contrário deverá ser feita a baixa manual seguindo o processo de cada empresa.